Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mini adultos

24.11.2010
A ADULTIFICAÇÃO DAS CRIANÇAS

Lendo uma reportagem de uma revista especializada em psicologia, encontrei um autor que faz uso de um termo que exprime bem o que está acontecendo com as crianças hoje em dia. David Elkind “questiona a prematura e desastrosa adultificação das crianças”.

Na verdade, acho que, sim, as crianças de hoje vivem em uma nova era, mas elas não deixaram de ser crianças. Ao nascer, os bebês já são estimulados com DVDs e músicas para que, aprendam e se desenvolvam.

Há uma linha de estudos sobre este crescimento da indústria de brinquedos e vídeos educativos, o qual associa este crescimento à ausência da mãe e do pai na maior parte do dia.

Ambos estariam sempre buscando algo para suprir esta ausência de convivência, oferecendo estímulos para o desenvolvimento de seus filhos.

Homens e mulheres vivem hoje inseridos neste mundo coorporativo onde são cobrados, testados e questionados diariamente, e talvez por terem esta vivência não se dão conta de que podem estar repetindo este comportamento em casa com os filhos, tentando prepará-los para enfrentar o mundo em que eles vivem.

As crianças precisam ser estimuladas, mas também precisam se descobrir.

Um bebê é capaz de brincar e brincando vai descobrindo os movimentos que é capaz de fazer com as mãos, pernas, pés, até que sente a necessidade de se locomover, engatinha e então começa a andar.

Muitos aprendizados são naturalmente ensinados e internalizados através de uma brincadeira.

As roupas das crianças também sinalizam este mesmo movimento de “adultificação”.

É comum vermos crianças vestidas como mini adultos.


Não vejo muitas crianças passeando de fantasia, acreditando que são super heróis ou lindas princesas. Elas precisam aproveitar enquanto podem ter esta liberdade, e os pais precisam deixar, afinal é uma honra sair acompanhado de um super herói ou de uma linda princesa.







Fonte:http://www.shoppingcidadejardimjhsf.com.br/interna_news.asp?id=531

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se: "toda unanimidade é burra". Expresse sua opinião :)