Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Chocolate: Delicioso e Nutritivo!

O chocolate, além de ser rico em substâncias aromáticas, que lhe são acrescidas para dar sabor e cheiro característico, é uma ótima fonte de ferro e em seus componentes, podemos nos suprir de vitaminas, minerais, magnésio e ácido oléico.


O ácido oléico é encontrado no cacau e ajuda o nosso corpo a controlar os triglicérides ou gorduras, incentivando a produção do colesterol bom (HDL).

Outra substância presente no chocolate é a teobromina, que age no sistema nervoso e muscular, prevenindo a hipertensão arterial e assim trazendo benefícios ao coração.

Além disso, ele libera endorfina e serotonina no organismo, hormônios que causam sensação de bem-estar,

e é rico em carboidratos, que são fontes de energia.


Porém, apesar se ser saboroso, devemos consumi-lo com moderação.


Veja abaixo algumas características:

Chocolate ao leite: Possui menos gordura hidrogenada e maior quantidade de cacau na composição, portanto, é menos calórico.

Chocolate amargo: O flavonóide, uma substância antioxidante existente na semente do cacau, age como protetor cardiovascular e reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim). Porém, os benefícios dependem da quantidade de flavonóides presentes no chocolate, e quantidades realmente significativas só são encontradas no chocolate amargo, com mais de 70% de cacau.




Chocolate branco:


Constituído apenas a partir da manteiga de cacau, não possui nenhuma quantidade de antioxidantes.


Enquanto é o preferido de muitos, outras pessoas nem o consideram chocolate, porque ele não tem o licor de chocolate, uma fermentação não alcoólica do cacau, que é o ingrediente principal na formulação de outros chocolates.

Chocolate diet:

Nestes, o açúcar e substituído por adoçantes. É desenvolvido geralmente para diabéticos, mas acaba sendo adquirido também por quem quer diminuir a ingestão de calorias. Porém, trocar açúcar por adoçantes, modifica a textura do alimento e para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura, tornando assim o valor calórico do chocollate diet igual ao de um chocolate convencional. Portanto, para quem quer emagrecer,
Tanto o chocolate ao leite, quanto os demais, são menos calóricos em sua forma pura. Nozes, cremes e outros componentes acrescentam gorduras ao alimento.


Aproveite a Páscoa, a TPM, as festinhas... Todo momento é adequado para saborear um chocolate
e ativar quimicamente o seu organismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre-se: "toda unanimidade é burra". Expresse sua opinião :)